terça-feira, 3 de novembro de 2009

Meu reencontro com o MAR

Preâmbulo


Pode-se dizer que, minha afinidade com o mar começou no útero de minha mãe, naquele delicioso ambiente aquoso ,passando posteriormente na escolha acertada do meu nome Mar & Cia e ainda hoje pela minha paixão por tudo que vem dele.Talvez em outra encarnação fosse um "homem do mar", daqueles que dedicam toda sua vida para ele. Homens que se lançavam ao desconhecido com parcos recursos e que não se rendiam as intempéries. Guerreiros que enfrentavam os grandes "monstros marinhos" e todos os mistérios do infinito mar.Acredito que a última grande aventura do homem foi concretizada com as naus portuguesas e seus destemidos homens do mar que sairam a mapear todo o planeta.
Esse fascínio pelo mar é que sempre me leva a buscá-lo em todas as oportunidades possíveis.





Feriado pela frente e a cabeça cheia de esperanças: sol , mar, paz e tranquilidade, só o que todo mortal comum deseja para um perfeito fim de semana.
Alvorada às sete da manhã, com o pequeno general nos tirando as cobertas de cima dos nossos velhos corpinhos cansados.
Tentamos resistir em vão. Levantamos e começa a rotina do quartel: fralda, roupas limpas, tetê, brincadeiras, brinquedos, e a gente se arrastando...
Atividade física, não precisamos, temos de sobra, quem sabe daqui algum tempo?
Já que não havia a menor esperança de voltarmos para cama tivemos a sublime idéia de viajarmos.O que fazer então? Arrumamos o caminhão de mudanças e seguimos à la praia.
Já acomodados, devidamente trocados, besuntados de protetor solar e carregando uma montanha de tralhas ( mamadeira, suco, toalha, brinquedos, protetor solar, boné, camisetinha, mais brinquedos...) nos lançamos para a areia e o pequeno infante eufórico, saltitante e muito , muito feliz corre para água.
Está lançado o início de nossa exaustiva maratona que consistia em carregar a cada cinco minutos ou menos, o baldinho, o regador e a caçamba do caminhãozinho cheios de água do mar para a areia, onde os castelinhos eram erigidos portentosos e escoados com a água em segundos. Sem falar é claro na bóia e as tentativas de nado sincronizado junto ao pequeno, nós ralando os joelhos no fundo e ele batendo vigorosamente suas pernocas. Reconheço hoje, claramente, que amor de pais é literalmente pau pra toda obra!!!!!
Numa dessas viagens, voltei para a areia, fitei o mar e em segundos me transporto para a praia de anos anteriores e relembro com GRANDE SAUDOSISMO, o seguinte:
Amigos, desse país com imenso litoral ( só pra lembrar ), será verdade que por causa da idade ou talvez por ser primegesta idosa que:
Nunca mais carregar apenas uma cadeira ou uma toalha para sentar e o protetor solar.
Nunca mais a plantação de latinhas de cerveja enterradas na areia.Quem já fez sabe do eu estou falando. (Antes que os "ecoxiitas" me crucifiquem saibam que todas foram diligentemente recolhidas posteriormente.)
Nunca mais chegar na praia ás dez e dar as costas pro mar ás seis da tarde.
Nunca mais entrar na água e sair só quando os dedos enrugar, ou então se arriscar em mergulhos amadores só para ver algum peixinho colorido e voltar cheia de histórias do fundo do mar.
Nunca mais se "abundar" na cadeira e se deixar perder em pensamentos olhando pro infinito,tô pra ver coisa mais gostosa.Depois partilhar com alguém que você tenha afinidade todos esses pensamentos, tomando uma água de coco,só pra refrescar.
Nunca mais se largar na areia, aos olhos de todos longe da preocupação com a camada adiposa que esconde aquele corpo pré gestação.
Nunca mais caminhar, claro não como a garota de Ipanema, mas com todo charme que nos é também permitido.
Poderia citar milhares de coisas bacanas para se fazer na praia, afinal são algumas décadas de sol.
Saibam que sou resistente e tenho esperanças, afinal todo um imenso e maravilhoso litoral me aguarda até o fim dos meus dias....
PS:O saldo da viagem foi muito positivo, acabamos nos divertindo como crianças


Um comentário:

  1. Como é bom viajar com suas memórias... um doce jogo da maré,que vai e volta e nos convida a viajar de novo. Obrigada pela viagem.(Rosely)

    ResponderExcluir